Fala Presidente

Fala presidente - ed. XI

Caros Sócios,
Estamos com mais uma edição do nosso jornal eletrônico. Pretendemos que ele seja cada vez mais uma importante ferramenta de comunicação que aliada ao nosso site irá mantê-los sempre a par dos movimentos da nossa Diretoria e dos acontecimentos importantes dentro da nossa especialidade e, especialmente, da nossa sociedade.

Nesse início de gestão muitas ações foram amadurecidas e outras tantas iniciadas para que você, sócio, seja sempre nossa prioridade e sinta-se orgulhoso de pertencer a maior sociedade de Dor Orofacial e DTM do planeta! Em nosso último Congresso reunimos mais de 750 participantes, e seguimos em frente para alcançar a marca de 1000 nos próximos eventos.

Assim que assumimos, e para dar maior agilidade as demandas e a realização dos projetos que a SBDOF pretende executar, nossa Diretoria estabeleceu e vêm cumprindo uma agenda de reuniões semanais facilitadas pela agilidade da internet.

Uma das nossas decisões iniciais foi dar autonomia para as nossas Comissões, o que se mostrou rapidamente uma medida excelente, pois conferiu responsabilidade e agilidade nas ações das mesmas cabendo a Diretoria ajustar algumas ações e dar direcionamento as mesmas. Já foi possível observar a desenvoltura da Comissão de Eventos comandada pelo nosso vice-presidente Rodrigo Teixeira, a de Saúde Pública que têm a frente o colega Roberto Pedras, a de Comunicação liderada pela Adriana Ortega, a de Ensino e Pesquisa sob a orientação de nosso secretário Leonardo Bonjardim e desse jornal que está sob a batuta do José Peixoto com assessoria da empresa Time Comunicações. Como disse ao assumir: “Tenho orgulho em estar à frente dessa equipe, e que reponsabilidade trabalhar para que a determinação e a harmonia estejam sempre presentes nas nossas ações”.

De forma objetiva vamos colocar abaixo para o conhecimento de vocês, sem cronologia de ações, os assuntos discutidos e decisões tomadas nesses primeiros meses de trabalho dessa Diretoria.

Comissão de Eventos - CE: criada em virtude da demanda observada, ela vem atuando desde seu primeiro dia juntamente a GAO Contabilidade e a TIME Comunicações. Já com seu calendário de eventos 2019 - 2021 quase finalizado ela também está trabalhando para a manutenção dos atuais e busca de novos parceiros comerciais para todos os eventos científicos por nós realizados. Em breve os nossos sócios terão antecipadamente de forma organizada em suas agendas a relação de todos os nossos eventos programados e também aqueles em que firmaremos parceiras destinadas a trazer vantagem para nós.

Comissão de Saúde Pública - CSP: trabalhando continuamente já há algumas gestões para a inserção das DTM e DOF na área de Saúde Pública, esta comissão vem concentrando seus trabalhos em três segmentos: 1º - através da Comissão de Comunicação para produzir e divulgar informações relativas à saúde coletiva e de suas ações; 2º - na elaboração de um manual de orientação sobre DTM e DOF que contemple as abordagens gerais com o intuito de organizar as ações de Dentistas integrantes da rede de atendimento em saúde coletiva, levando também esse manual aos meios acadêmicos; 3º - continuar o trabalho junto a Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde para que possamos orientar e levar informações da nossa área de atuação para os Cirurgiões- Dentistas que trabalham na atenção básica de saúde em seus diversos níveis.

Comissão de Comunicação - CC: com o objetivo de divulgar a SBDOF e as DTM e DOF para profissionais de diferentes áreas da Saúde e para o público leigo através de mídias sociais, essa comissão em parceria com a Time Comunicação conseguiu que desde abril até o momento mais de 234.000 usuários visualizassem organicamente nossa marca e mais de 25.000 deles interagissem com a nossa página. Novos conteúdos são publicados periodicamente contemplando aspectos diversos da especialidade. Além do “Espaço do Paciente e do Profissional” foram criados três novos espaços, a saber: 1º - Vitrine Científica, onde são divulgados resultados de pesquisas de profissionais sócios da SBDOF, assim como resultados de pesquisas expostos nos nossos congressos oficiais; 2º - Vitrine Social, com o objetivo de divulgarmos os centros de atendimento de baixo custo ou custo zero (cujo termo de ajustes está sendo finalizado) e as ações da Comissão de Saúde Pública; 3º - O #orgulhodesersbdof que têm por objetivo ressaltar a marca SBDOF.

Comissão de Ensino e Pesquisa - CEP: essa comissão é formada atualmente por colegas de diferentes regiões do país cuja meta na atual gestão será divulgar continuadamente (1) editais de concursos e bolsas de pesquisa relacionados à especialidade, (2) artigos científicos sobre Dor Orofacial e DTM nos diferentes canais de comunicação (jornal, mídias sociais, etc.), (3) pesquisas e artigos produzidos por sócios da SBDOF. Além disso, é seu objetivo trabalhar na elaboração do conteúdo mínimo de um currículo necessário para a implementação da Disciplina de Dor Orofacial em cursos de graduação, e também sugerir nomes de palestrantes para eventos científicos organizados pela SBDOF.

Outra ação importante da nossa Diretoria foi iniciar a discussão para a elaboração de um “Plano de Fidelização” para valorizar o tempo de associação ininterrupta e, assim, gerar benefícios aos nossos associados.
Finalizo chamando a todos para curtirem em breve nosso novo site e para nos prestigiarem com ideias e sugestões.

Obrigado!

- Paulo Cunali
  Presidente no biênio 2019 - 2021
 
« Voltar