Pacientes

Uso da acupuntura no tratamento de pacientes com DTM - por Dr. Rosan Abrantes

A acupuntura é o conjunto de conhecimentos da medicina chinesa tradicional que visa a terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas. Na odontologia, a regulamentação do uso pelo cirurgião-dentista de práticas integrativas e complementares à saúde bucal foi aprovada pela Resolução CFO 82- 2008, que entrou em vigor em 25 de setembro de 2008. De acordo com os conceitos da medicina tradicional chinesa, o corpo humano é percorrido por uma série de canais de energia que conectam os diversos órgãos entre si. Sobre esse canais, localizam-se os pontos de acupuntura que somam aproximadamente 750. O entendimento atual sobre seu mecanismo de ação, em contraponto à filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, está diretamente ligado à neurofisiologia. 

A ação mecânica da inserção da agulha pode atuar na inibição do estímulo doloroso pelo mecanismo do portão ou então que a analgesia induzida pela acupuntura também seja mediada pela liberação endógena de opioides. Além dos opioides, sabe-se que existem outros dois grupos de substâncias envolvidas no processo de produção da analgesia da acupuntura. Nas minhas condutas clínicas diárias, tenho utilizado frequentemente a acupuntura como auxiliar na execução dos mais variados procedimentos odontológicos, principalmente nas regiões mais posteriores, onde existe a necessidade de uma maior amplitude da abertura bucal. 

A utilização da acupuntura propicia uma resposta rápida e imediata, confortável e indolor na manutenção da abertura bucal, apresentando excelentes resultados para pacientes com este tipo de quadro. A acupuntura tem se mostrado uma importante ferramenta para o cirurgião dentista, visando a realização de procedimentos odontológicos de indivíduos que têm limitação de abertura bucal, atuando de uma forma rápida e segura. Pode ser vista como alternativa para o tratamento a pacientes resistentes a terapias convencionais com excelentes resultados. 

Autoria: Dr. Rosan Abrantes
« Voltar