Auxílio à Pesquisa

1. Sobre o Auxílio
           
O Auxílio à Pesquisa em Dor Orofacial da SBDOF tem como objetivo fomentar investigações científicas de pesquisadores independentes e que possuam vínculo com alguma instituição de pesquisa. Estudantes de pós-graduação e bolsistas de pós-doutorado não são elegíveis para este subsídio.  
 
O auxílio não pode ser utilizado para cobrir salários de qualquer natureza ou outros custos indiretos, como, por exemplo, equipamentos de escritório, seguros, aluguéis, etc. Os itens financiáveis são materiais permanentes, materiais de consumo e serviços de terceiros que estejam diretamente relacionados com a proposta de pesquisa.
 
Os recursos alocados para este auxílio serão da ordem de R$ 4.810,00 (quatro mil e oitocentos e dez reais), correspondente ao valor de 13 (treze) anuidades da SBODF. Apenas uma proposta será contemplada e os recursos deverão ser utilizados no prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de transferência dos recursos.
 
As propostas serão avaliadas pelo comitê de avaliação com base nos seguintes critérios: aspectos científicos (qualidade e originalidade; efetividade e viabilidade da metodologia proposta; relevância, contribuição e impacto para a área); qualificação e experiência do proponente e da equipe; adequação do cronograma de execução e dimensionamento dos recursos solicitados.
 
Ao final do prazo de execução, o pesquisador contemplado pelos recursos deverá submeter à apreciação da Diretoria da SBDOF um relatório com os resultados do projeto, assim como de seus produtos, que deverão ser obrigatoriamente apresentados no Congresso SBDOF 2023.   
           
As inscrições devem ser realizadas pelo sistema de inscrição on-line e incluir o envio de todos os documentos necessários durante o prazo de submissão de propostas: 01 a 31/03/2021. Todas as informações e documentos listados no item 3 devem ser apresentados em língua portuguesa e em língua inglesa, exceto o documento do item 3.3 que poderá ser apresentado apenas em língua portuguesa.


2. Critérios de Elegibilidade

a. Ser sócio adimplente da SBDOF.
b. Possuir título de doutor ou qualificação equivalente.
c. Possuir vínculo com alguma instituição de pesquisa em território nacional.  

O solicitante não deve possuir um auxílio em vigência ou ter recebido auxílio nos últimos 2 anos que ofereça ou tenha oferecido suporte igual ou superior ao Auxílio à Pesquisa em Dor Orofacial da SBDOF. Isso inclui auxílios internos da instituição do candidato, bem como auxílios de outras agências de fomento, nacionais ou internacionais.
 
3. Inscrição e documentos necessários
 
3.1 Informações do candidato e currículo

Cada candidato deve fornecer um currículo breve (no máximo 4 páginas A4 fonte Arial 11 ou similar, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 1,27 cme margens de 1,27 cm), conforme modelo constante no Anexo I deste edital. Todos os currículos com mais de quatro páginas desqualificarão a inscrição.  Não são elegíveis candidatos que façam ou tenham feito parte da Comissão de Ensino e Pesquisa ou da Diretoria da SBDOF de 2019 até a presente data.  
 
3.2 Projeto de pesquisa:

3.2.1 Título
O candidato deve fornecer um título conciso para o projeto proposto.

3.2.2 Resumo do projeto
O candidato deve resumir a proposta, incluindo a importância do problema abordado, os aspectos fundamentais do projeto e perspectivas da pesquisa, incluindo seus desdobramentos de longo prazo. O resumo deve conter, no máximo, 200 palavras.

3.2.3 Descrição do projeto
O candidato deve apresentar o projeto detalhado com as seguintes seções: Introdução e Justificativa, Objetivos, Metodologia, Referências Bibliográficas, Equipe e Cronograma para execução no prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de transferência dos recursos. Atenção especial será dada à justificativa, à coerência entre os objetivos e os métodos e à exequibilidade da proposta. Na seção Equipe, deverão ser listadas as atribuições de cada membro. O documento não deve exceder 4 páginas tamanho A4 (excluindo Referências Bibliográficas, Equipe e Cronograma) e deve ser apresentado em fonte Arial 11 ou similar, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 1,27 cm.

3.2.4 Orçamento
O candidato deve apresentar o orçamento, conforme modelo constante no Anexo II deste edital, com detalhamento dos itens que poderão ser contemplados pelo valor máximo de R$ 4.810,00 (quatro mil e oitocentos e dez reais) para a execução do projeto.
 
3.3 Carta de apoio institucional
O candidato deve anexar uma carta institucional com assinatura do responsável pela instituição com as seguintes informações:
- Evidência clara de independência profissional.
- Apoio institucional (por exemplo, infraestrutura, uso de equipamentos, suporte administrativo e uso de espaço de laboratório/clínica).
- Caráter sem fins lucrativos da instituição.
- Ciência e compromisso de que nem a SBDOF nem o Auxílio à Pesquisa em Dor Orofacial da SBDOF serão elegíveis (ou seja, cobrados) por quaisquer custos indiretos (despesas gerais e administrativas) associados à execução do projeto submetido, exceto os custos inerentes à gestão administrativa (custos operacionais) por fundações vinculadas às universidades, cujos percentuais do valor financiado e a obrigatoriedade de gerenciar os recursos por meio de fundações deverá estar explícito no orçamento proposto.

ANEXO I - Modelo de CV – Auxílio à Pesquisa SBDOF

1. Nome, nascimento, endereço profissional, telefone, e-mail e posição atual
2. Formação
3. Histórico Profissional
4. Resultados de pesquisa mais relevantes para a proposta (últimos 5 anos e não mais do que 15 itens)
5. Financiamentos à pesquisa, exceto bolsas (últimos 5 anos)
6. Honrarias e Prêmios
7. Indicadores Quantitativos. H-index Scopus ou ISI; Total de artigos em periódicos de seletiva política editorial e revisão por pares; Total de citações; Orientações concluídas; Livros ou capítulos de livros; Patentes; Publons.
8. Outras informações que o candidato julgue relevante

ANEXO II - Modelo de orçamento – Auxílio à Pesquisa SBDOF
 
Ítem Quantidade Valor unitário Valor total
Materiais permanentes      
(listar/especificar: um por linha)      
Materiais de consumo      
(listar/especificar: um por linha)      
Serviços de terceiros      
(listar/especificar: um por linha)      
Custos operacionais (gestão administrativa por fundação)      
       
Valor total da proposta ---------------- -------------------