Para Pacientes

Zumbido x DTM

O zumbido é a percepção de um som (como chiado, assovio, apito, ou outros ruídos) quando não há uma fonte sonora externa correspondente. É uma condição comum e pode variar de leve a grave, e possui algumas classificações.

O zumbido somatosensorial é uma forma de zumbido que parece estar relacionado a sensações físicas em outras partes do corpo. Em outras palavras, o zumbido está associado a estímulos sensoriais somáticos, como movimentos da cabeça, dos olhos, da mandíbula, entre outros. Relata-se que essa condição pode ser desencadeada por diversos fatores, como tensão muscular, distúrbios cervicais e pela DTM.

Esse tipo de zumbido possui algumas características como ser variável (o som percebido pode ser constante ou intermitente, e sua intensidade também pode variar); unilateral (mas pode ser bilateral também); do mesmo lado da dor (por exemplo, da DTM); pode ser modulado (aumentar ou alterar quando ocorre movimentos musculares, mastigação, ou até palpação em pontos-gatilhos). Se o zumbido do seu paciente possui estas características, pode estar associado com a DTM e necessitará de uma maior investigação por um profissional especialista na área.

Porém, o zumbido pode ser causado por uma variedade de fatores, como exposição a ruídos altos, lesões no ouvido, infecções, distúrbios circulatórios, entre outros. Também pode estar associado a condições de saúde subjacentes, como perda auditiva relacionada à idade, doenças cardiovasculares, distúrbios neurológicos e o estresse.

Portanto, sempre, o paciente deve procurar primeiramente um Otorrinolaringologista para que faça o diagnóstico diferencial antes que seja feita qualquer associação com DTM.
« Voltar