Para Pacientes
An update on bruxism: from the etiology to management
O bruxismo é uma condição oral que tem recebido atenção crescente de diversos profissionais da área odontológica e médica devido às suas múltiplas implicações clínicas.O conceito de bruxismo evoluiu de uma patologia para uma atividade motora com possível relevância fisiológica ou protetiva. Um painel de especialistas, incluindo profissionais de diferentes áreas médicas, publicou dois artigos consecutivos que abordam a definição do bruxismo, bem como o primeiro sistema de avaliação multidimensional (Standardized Tool for the Assessment of Bruxism - STAB) e um instrumento de triagem (BruxScreen) para refletir a atual mudança de paradigma do bruxismo de patologia para comportamento (ou seja, atividade muscular).
Atualmente, o bruxismo é visto como um espectro complexo de atividades musculares da mandíbula com diferentes distribuições circadianas, etiologia multifatorial e uma variedade de manifestações clínicas, potenciais consequências e interações com possíveis condições comórbidas.
Em sua palestra durante o VII CBDOF, o Professor Manfredini abordará o assunto evidenciando que bruxismo é muito mais do que apenas “ranger os dentes”. O objetivo será explorar o bruxismo em vigília e do sono, trazendo os principais conceitos de etiologia, fisiopatologia, avaliação clínica e manejo, a fim de ajudar os clínicos a compreenderem a complexa relação entre o bruxismo, as possíveis condições primárias subjacentes e consequências clínicas.