Para Pacientes

Artrite idiopática juvenil: o que é?

A artrite idiopática juvenil é uma doença auto imune caracterizada pela inflamação crônica de uma ou mais articulações sinoviais.

Inicia-se antes dos 16 anos de idade e com duração mínima de 6 semanas. 

De acordo com a literatura, a frequência com que a ATM pode estar envolvida varia de 17 a 87%.

Os principais sinais e sintomas são: rigidez matinal das ATMs, edema, dor em repouso, em movimento e durante a abertura bucal máxima com limitação de abertura, habilidade de mastigar prejudicada e sons articulares. 

O envolvimento das ATMs pode ser unilateral ou bilateral, podendo acorrer logo no início ou tardiamente durante o curso da doença.

Isso se torna uma preocupação em pacientes que ainda estão em crescimento porque a zona de crescimento da mandíbula está localizada abaixo da fibrocartilagem e, é assim, susceptível ao dano devido à inflamação, resultando em severo distúrbio do crescimento.

▫O diagnóstico precoce facilita o controle da doença e minimiza os danos. As ATMs devem ser minuciosamente avaliadas mesmo em radiografias de rotina e na ausência de sinais e sintomas como protocolo.

Referência: Zwir L. et al. Are Temporomandibular joint signs and symptons associated with magnetic resonance imaging findings in juvenile idiopathic arthritis patients? A longitudinal study. Clin Rheumatol. 2015. 

Autoria: Dra. Alessandra Cavaler
« Voltar