Para Pacientes

Aspectos neuroimunes da dor orofacial

A dor orofacial, frequentemente associada a condições como artrite reumatoide e disfunções da ATM, envolve interações complexas entre o sistema nervoso e o sistema imunológico. Estudos recentes mostram que a ativação de células microgliais e a liberação de mediadores inflamatórios, como Catepsina S e Fractalcina, podem intensificar a hipernocicepção, contribuindo para a dor crônica.

A investigação do potencial analgésico dos ácidos epóxi-eicosatrienóicos (EETs) e inibidores da enzima epóxi hidrolase (sEH) promete novas abordagens terapêuticas, enquanto a modulação da resposta imune, incluindo a polarização de macrófagos e a ativação de receptores como P2X7, pode oferecer caminhos para o tratamento da dor inflamatória.

Compreender esses mecanismos é essencial para desenvolver estratégias mais eficazes e menos invasivas no controle da dor orofacial.
« Voltar