Para Pacientes

Benefícios do autocuidado das disfunções temporomandibulares

A experiência clínica e científica tem demonstrado que pacientes com DTM podem obter benefícios de um programa de automanejo (autocuidado), simples e claramente explicado que compreenda:
  • AUTOCUIDADO: Significa que o paciente deve manter a mandíbula em posição de repouso, ou seja, lábios selados e dentes desencostados.
  •  TERMOTERAPIA: é a aplicação de calor e (útil para diminuir o tônus da musculatura e preparar para exercícios de alongamento ou mobilização, mas utilizado em dores crônicas), ou aplicação de frio: (preparação para dores agudas).
  • MASSAGENS: realize sobre as áreas doloridas ou músculos contraídos (2 a 3X ao dia).
  • EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO OU MOBILIZAÇÃO: indicados para pacientes com hipomobilidade, como prevenção em pacientes que possuem  transtornos involuntários e/ou inconscientes de movimentos e aqueles que têm dificuldade de manter a boca aberta para tratamentos odontológicos. 
  • EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO: Servem para obter um movimento simétrico de abertura bucal ou para impedir a subluxação de uma articulação hipermóvel.
  • EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO: Principalmente para fortalecimento da musculatura e manter uma posição articular normal.
*O autocuidado ocupa uma posição central no plano terapêutico. É necessário que o paciente assuma desde o início um papel ativo, que seja responsável e consciente de seu problema, evitando atitude passiva e pouco participativa.

Referência: Palla S. Mioartropatias do sistema mastigatório e dores faciais. 2004.

Autoria: Dra. Alessandra Cavaler
« Voltar