Para Pacientes

Educação em dor: evidências, desafios e perspectivas futuras

A Educação em Neurociência da Dor (END) é uma intervenção cognitivo-educacional que utiliza estratégias como analogias e metáforas para facilitar a compreensão e promover a ressignificação da experiência dolorosa no contexto do modelo biopsicossocial de cuidado. Essa abordagem ajuda os indivíduos a reinterpretarem a dor, transformando sua percepção de um simples marcador de dano ou doença no tecido para uma necessidade percebida de proteção corporal.
Ao longo dos últimos 25 anos, a pesquisa e a prática clínica envolvendo a END evoluíram consideravelmente, com profissionais de diversas áreas da saúde incorporando essa abordagem em suas rotinas de atendimento.
O VII Congresso Brasileiro de Dor Orofacial oferece um espaço privilegiado para a discussão desse tema, reunindo profissionais para compartilhar conhecimentos, trocar experiências e explorar possibilidades no manejo da dor. Felipe Reis irá palestrar sobre esse tema por lá!

Saiba mais sobre o tema:
Louw A, Riera-Gilley V. Pain Neuroscience Education: Teaching People About Pain. J Pain Palliat Care Pharmacother. 2024 Nov 11:1-10. doi: 10.1080/15360288.2024.2424853. Epub ahead of print. PMID: 39526886.
Rezende J, Acalantis L, Nogueira LC, Meziat-Filho N, Ickmans K, Reis FJJ. Contents and delivery methods of pain neuroscience education in pediatrics: A scoping review. Musculoskelet Sci Pract. 2024 Sep 13;74:103182. doi: 10.1016/j.msksp.2024.103182. Epub ahead of print. PMID: 39288670.
Fert J, Crelerot S, Mokry A, Suter MR. Éducation neurophysiologique de la douleur : approche en mouvement [Pain neuroscience education : a practice in motion]. Rev Med Suisse. 2024 Jun 19;20(879):1205-1208. French. doi: 10.53738/REVMED.2024.20.879.1205. PMID: 38898756.
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