Para Pacientes

Maio Bordô - Mês Nacional de Combate à Cefaleia

O Maio Bordô é uma iniciativa  para aumentar a conscientização sobre a cefaleia (dor de cabeça) e promover o acesso ao diagnóstico e tratamento adequados. Em algumas situações, a cefaleia está associada à Disfunção Temporomandibular (DTM), uma condição que afeta a articulação temporomandibular e músculos da mastigação. 

Vale destacar que a relação entre cefaleia e DTM é uma via de mão dupla. Enquanto a DTM pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento das dores de cabeça, a presença de cefaleias frequentes também pode influenciar negativamente a DTM. Essa relação é complexa e pode se manifestar de várias maneiras:

 •  Dor referida: A dor causada pela DTM pode irradiar para outras áreas da cabeça, como têmporas, testa e olhos, reproduzindo uma dor de cabeça, onde à causa é a DTM.

 •  Músculos doloridos: A DTM quando envolve os músculos da mastigação pode desencadear dores na cabeça, semelhantes a cefaleia, quando envolve o músculo temporal, que está localizada nas lateral da cabeça.

Portanto, se você sofre de DTM e apresenta também dores na região da cabeça, é essencial buscar acompanhamento especializado. Um profissional de saúde qualificado poderá realizar uma avaliação completa, diagnosticar a condição e desenvolver um plano de tratamento personalizado. Isso pode incluir terapia física, uso de medicamentos, técnicas de relaxamento, ajustes na postura e, em alguns casos, intervenções odontológicas específicas para a DTM, além do médico especialista em cefaleia, quando o paciente apresentar as duas condições juntas.
« Voltar