Para Pacientes

Odontalgias de origem não dentária - pelo Dr. Braz Campos Durso

Os pacientes acreditam que, se sua dor é no dente, sua causa também deve ser dentária, ou seja, o local da dor é também sua origem e que apenas um procedimento odontológico poderia eliminar a dor. 

Essa linha de raciocínio nem sempre é verdadeira, principalmente quando nos deparamos com as odontalgias de origem não dentária. 

O dia a dia do profissional especialista em DTM e Dor Orofacial mostra que diagnosticar uma simples dor de dente pode não ser uma tarefa simples.  A formação clássica do dentista o ensina que quando o dente doí o problema é endodôntico ou de origem periodontal, e que o local da dor é também sua origem. 
Devemos destacar que existem várias causas nas quais o paciente pode sentir a dor no dente, mas que o motivo não é dentário. Essas causas são chamadas de odontalgias não dentárias. 

Dentre essas causas podemos ter dores referidas dos músculos, dores neuropáticas trigeminais (neuralgia do trigêmeo, dor neuropática trigeminal pós traumática, dor dentoalveolar persistente), dores de origem cardíaca, dores de origem sinusal, dor secundária a uma desordem psicológica, dores provenientes de neoplasias e outras lesões na cabeça. 

O nervo trigêmeo, responsável pela inervação dos dentes, é muito complexo e, por isso, um dentista com formação específica em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é o profissional mais capacitado para diferenciar essas odontalgias não dentárias das clássicas dores de dente. 

Da próxima vez que sentir uma dor no dente lembre-se: NEM TODA DOR NO DENTE É DO DENTE!

Autoria: Dr. Braz Campos Durso
« Voltar