Para Pacientes

Placa oclusal é indicada em todo caso de DTM? - pelo Dr. Gustavo Seabra

A placa oclusal é, sem sombra de dúvidas, a forma mais conhecida de controle das disfunções temporomandibulares (DTMs). Porém, seu exato mecanismo de ação ainda não está totalmente compreendido pela ciência. Desde teorias sobre diminuição de forças na Articulação Temporomandibular, até teorias sobre efeito placebo estão entre as possíveis explicações sobre seus efeitos positivos. 

Existem vários subtipos de DTMs que podem ter origem muscular e/ou articular, com inúmeros fatores contribuintes envolvidos (inclusive no Sistema Nervoso Central) em que a placa oclusal poderia não ter um efeito terapêutico desejado, e que outras opções, como autocuidados, medicações e fisioterapia, poderiam ser mais efetivas. Desta forma, respondendo nossa pergunta inicial, a placa não estaria indicada para todos os casos de DTM.

Em contrapartida, já há um consenso na literatura de que a placa oclusal possui boa eficácia na proteção dos dentes em relação à atrição provocada pelo bruxismo do sono. Porém, o bruxismo não é DTM.

Caso apresente sinais e sintomas de DTM, procure um especialista, ele saberá a melhor terapia para seu caso!

Referências:

1. Conti P. DTM – Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais. Aplicação clínica das evidências científicas. Maringá, Dental Press. 477p. 2021.

Autoria: Dr. Gustavo Seabra
« Voltar