Para Pacientes

Por que a frase ""Eu tenho ATM!"" está errada quando você quer se referir à DTM?

Muita gente confunde ATM com DTM, mas são coisas diferentes. A ATM é a Articulação Temporomandibular, a junção entre a mandíbula e o crânio, responsável pelos movimentos da boca, como mastigar, falar e engolir. Todos nós temos ATMs, assim como joelhos, ombros e cotovelos. Ou seja, ninguém “tem ATM” como se fosse uma doença.

💡 O que é DTM então?
DTM significa Disfunção Temporomandibular e engloba alterações na ATM, nos músculos da mastigação e estruturas adjacentes. É uma condição que pode causar:
- Dor na mandíbula, têmporas, ouvido ou ATM
- Limitação ou dificuldade ao abrir a boca, mastigar ou falar
- Sons na ATM, como estalidos ou crepitação
- Fadiga muscular na face e dores de cabeça

✅ Por isso, o correto é dizer: “Tenho DTM”, quando houver sintomas associados. Somente um especialista em DTM e Dor Orofacial pode avaliar corretamente, realizar exames, identificar fatores contribuintes e indicar o tratamento mais adequado — que geralmente é conservador e reversível, evitando procedimentos invasivos desnecessários.

🔍 Se você apresenta dor na face, estalidos, travamento da mandíbula ou dores de cabeça relacionadas ao uso da boca, procure um especialista em DTM e Dor Orofacial. Um diagnóstico precoce evita cronificação da dor e garante um tratamento mais eficiente.

Referência: Caderno SBDOF número 1
« Voltar