Profissionais

Sites de interesse em DTM e DOF

Vamos compartilhar hoje algumas plataformas de interesse em DTM e DOF que podem ser de grande proveito para nós.

Começando pelo site da Sociedade Internacional de Cefaleia (International Headache Society). É, sem dúvida, uma importante fonte de informação para quem trabalha com DTM e Dores Orofaciais, pois é muito comum na prática clínica a chegada de pacientes sofredores também de diferentes tipos de Cefaleias.

Na seção ICHD / Guidelines há a possibilidade de acessar diversos materiais sobre a Classificação das Cefaleias (e também outras diretrizes específicas), todos acessíveis para download gratuito. Lá, é possível encontrar as edições mais recentes da Classificação Internacional das Cefaleias.

Uma das versões é a da classificação das Cefaleias (ICHD-3) já publicada na revista CEPHALALGIA (pode ser baixada aqui). É importante notar que ela engloba também as Neuropatias Cranianas e Dores Orofaciais; mas, infelizmente, as DTM ainda são pobremente descritas ali.

O capítulo sobre as Neuralgias e Neuropatias Trigeminais foi bem reformulado e critérios atualizados para a Dor Facial Persistente Idiopática e a Síndrome da Ardência Bucal. Aqui no Brasil há como correspondente da IHS, a Sociedade Brasileira de Cefaleia, onde encontramos uma seção para leigos e vários links para outras sociedades e grupos envolvidos nessa área específica de atuação. Há também a publicação de notícias e eventos relacionados ao campo de atuação e acesso à revista oficial (Migrâneas & Cefaleias e Headache Medicine).

Por fim, é importante entender que, para que a especialidade seja reconhecida dentro da área de Saúde e, em particular, junto aos médicos que trabalham com Cefaleia e Dor Craniofacial, devemos “falar a mesma linguagem”. Assim, o conhecimento e utilização de uma classificação comum, abrangente e internacionalmente reconhecida, cumpre esse papel.
« Voltar