Para Pacientes

Tumores da ATM

No mês da conscientização mundial de tumores de cabeça e pescoço, julho verde, é preciso entender sobre os tumores que afetam a Articulação Temporomandibular (ATM). 

Mesmo que sejam raros, eles existem e clinicamente podem se manifestar de forma muito similar a uma Disfunção Temporomandibular (DTM) e apresentar sinais e sintomas comuns como: dor, limitação de movimentos mandibulares, inchaço, desvio da mandíbula, sons articulares e alterações oclusais.

Porém algumas manifestações clínicas podem nos auxiliar a distinguir entre uma DTM e um tumor: dormência, perda auditiva, dor constante não influenciada pelos movimentos mandibulares, aumento da severidade dos sintomas e falta de resposta ao tratamento, alterações oclusais, presença de inchaço incluindo adenopatia, perda de peso não explicada, supuração no ouvido e dificuldade de engolir.

Segundo Poveda-Roda R (2013),como tais manifestações não estão presentes em todos casos, estima-se que alguns pacientes (19,6% dos casos) de tumores (benignos/malignos) tenham sido inicialmente diagnosticados e tratados como casos de DTM.

Dentro das várias estruturas que compõem a ATM, a maioria dos tumores malignos ocorre nos tecidos intrínsecos da ATM, principalmente côndilo. Porém podem advir de extensões de tumores em tecidos vizinhos e de metástases.

O atraso no estabelecimento do correto diagnóstico causa um aumento do sofrimento, um grande risco de complicações no tratamento e em casos de tumores malignos um aumento da ameaça a sobrevivência do paciente.

Pela Dra. Alessandra Cavaler

Referências:

Poveda-Roda R et al. Pseudotumors and Tumors of the Temporomandibular Joint. A review. 2013.
Yibulayin F et al. Malignant Tumors of Temporomandibular Joint. 2020.
Faro Fonseca T et al. Chondrosarcoma of the Temporomandibular Joint: Systematic Review and Survival Analysis of Cases Reported to Date. 2021.
 
« Voltar